Plano de Aula:
Profª Érica Cristina Simões
Tema: “Pausa” – Moacyr Scliar
Local:
- Sala de Aula
- Quadra da Escola
Material:
- Uma varinha grande para simular ponteiro das Horas
- Uma varinha menor para simular ponteiro dos minutos
- Números de um a doze, recortados em cartolina ou papel cartão
Habilidades:
- Fazer com que o aluno reconheça através da leitura de modo lúdico os a importância da leitura e os elementos
Obs. Destaque para marcas
- Reconhecer, analisar e inferir elementos da narrativa.
Aquecimento/Preparação:
- Montar na quadra da escola um relógio com o material indicado.
- Separar o texto em 24 partes (12hs para o dia e 12 para noite).
- Entregar o texto com partes numeradas para os alunos.
Primeiro Momento:
- Realizar em sala de aula a Leitura do texto com os alunos.
- Separar os alunos em 13 duplas, considerando as DIVERSIDADES.
-
Explicar que cada dupla ou aluno ficará responsável por uma hora e que
uma dupla ficará responsável pelos ponteiros do relógio.
Segundo Momento:
- Orientar as crianças de modo que cada dupla encontre o seu lugar.
-
Fazer a leitura do texto trabalhando a ideia de pausa trazida no texto:
entre uma hora e outra, entre um minuto e outro, as pausas da vida.
Obs.:
Enquanto é feita a leitura do texto, a dupla responsável pelos
ponteiros deve ir mudando as horas do relógio, caso resolvam parar a
leitura do texto pode ser interrompida, receber uma pausa.
- Refletir com o aluno as demais questões que podem ser encontradas no texto.
Terceiro Momento:
-
Convidar as crianças para voltarem para sala e ao chegarem o professor
faz um rápido debate com os alunos e pede para que um faça um desenho ou
um relato de como gostaria que fossem as suas pausas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário