segunda-feira, 17 de junho de 2013

Graziela C. M. Chenardi
Texto: Avestruz (Mário Prata)

Olá colegas! A situação de aprendizagem que trabalhamos no encontro presencial foi sobre o texto Avestruz, de Mário Prata. A sequência da atividade é a seguinte:
1.       Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao título do texto:
a)      O que se espero de um texto com esse nome?
b)      Vocês conhecem um avestruz (pessoalmente ou por fotos)?
c)       Vocês tem noção do tamanho dessa ave?
ð  Após os questionamentos, o professor apresenta aos alunos imagens reais da ave em questão.
2.       Explicação sobre o gênero textual Crônica.
3.       Leitura do texto Avestruz para a classe.
4.       Identificação das características do gênero Crônica no texto lido.
5.       Usando cartolina, montar um painel onde serão feitas anotações das respostas dos alunos, para posterior análise.
6.       Fazer um questionamento para a classe se, quando crianças, tiveram alguma vontade inusitada, como a da personagem da crônica.
7.       Identificação dos elementos da narrativa nessa crônica, priorizando o Foco Narrativo.
8.       Passar para a classe o vídeo “Up, altas aventuras”, com o objetivo de relacionar informações presentes no texto e o vídeo, quando se trata das vontades exóticas das crianças.
9.       Produto Final: produção de uma narrativa com o tema => meu animal de estimação ou o animal de estimação que eu gostaria de ter.
10.   Devolutiva para os alunos, visando o aperfeiçoamento da escrita, através da reescrita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário