Graziela C. M. Chenardi
Texto: Avestruz (Mário Prata)
Olá colegas! A situação
de aprendizagem que trabalhamos no encontro presencial foi sobre o texto
Avestruz, de Mário Prata. A sequência da atividade é a seguinte:
1. Levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao título do texto:
a) O
que se espero de um texto com esse nome?
b) Vocês
conhecem um avestruz (pessoalmente ou por fotos)?
c) Vocês
tem noção do tamanho dessa ave?
ð
Após os questionamentos, o professor apresenta
aos alunos imagens reais da ave em questão.
2. Explicação
sobre o gênero textual Crônica.
3. Leitura
do texto Avestruz para a classe.
4. Identificação
das características do gênero Crônica no texto lido.
5. Usando
cartolina, montar um painel onde serão feitas anotações das respostas dos
alunos, para posterior análise.
6. Fazer
um questionamento para a classe se, quando crianças, tiveram alguma vontade
inusitada, como a da personagem da crônica.
7. Identificação
dos elementos da narrativa nessa crônica, priorizando o Foco Narrativo.
8. Passar
para a classe o vídeo “Up, altas aventuras”, com o objetivo de relacionar
informações presentes no texto e o vídeo, quando se trata das vontades exóticas
das crianças.
9. Produto
Final: produção de uma narrativa com o tema => meu animal de estimação ou o
animal de estimação que eu gostaria de ter.
10. Devolutiva
para os alunos, visando o aperfeiçoamento da escrita, através da reescrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário